top of page
  • Writer's picturedavivalukas

Mercado de TI: 5 tendências para 2023

Updated: Jan 31, 2023

O mercado de TI está em pleno aquecimento. Não há pandemia, crise econômica ou sazonalidade que suplante tal realidade. Por isso, eu preparei um novo artigo falando das principais tendências de TI para 2023.


Se liga aí!


Mercado de TI


O mercado de TI tem sido considerado um tanto quanto contraditório pelos estudiosos do assunto. Isso porque, ao mesmo tempo em que pode ser irrefutavelmente considerado um mercado promissor para se trabalhar, as movimentações causam modificações inesperadas na movimentação salarial e de vagas.


Dessa forma, quando falamos em tendências para 2023, não podemos prever com certeza o que vai acontecer, mas apenas vislumbrar um cenário hipotético que, conforme as coisas vão ocorrendo tanto no mercado quanto na política e nas relações internacionais, as previsões vão se confirmando ou desmoronando.


Sendo assim, considere tudo o que eu disser a partir de agora como uma expectativa que se mostra ao mesmo tempo um conjunto de tendências de fato e um tiro no escuro, como se diz popularmente.


Dessa forma, vamos às 5 tendências para 2023 no mercado de TI.


5 tendências para 2023


2023 será um ano bem turbulento, uma espécie de divisor de águas na historiografia moderna.

No Brasil, vimos nos últimos meses um nível de instabilidade política bem relevante, com a contestação do resultado das eleições presidenciais por parte do eleitorado. Eu não vou fazer uma análise política em si, pois não é o ambiente adequado, mas é importante citar esse fato como um elemento importante no tabuleiro do xadrez geopolítico em que nossa nação está inserida.


Por isso, não é possível prever com muita assertividade o que vai ocorrer no mercado brasileiro, havendo logicamente alguns apontamentos interessantes que devem ser considerados.


No cenário internacional, a guerra entre Rússia e Ucrânia parece ainda estar um pouco longe do fim, o que sem dúvida impacta diretamente a indústria tecnológica por motivos que vão desde o uso militar de equipamentos até a produção de insumos importantes em celulares, computadores e outros equipamentos em países diretamente impactados pelo conflito.


Todavia, conhecer as 5 tendências para 2023 mais a fundo te dão um panorama de temas a serem estudados para que você esteja um passo à frente.


Sendo assim, vamos ver quais são as 5 tendências para 2023 do mercado de TI que eu separei:

  • Metaverso

  • IoT (Internet das Coisas)

  • Internet 5G

  • Segurança da Informação

  • Tecnologia sustentável

Vamos analisar cada um deles?


Metaverso


A ideia de metaverso não é tão nova quanto parece, tendo aparecido pela primeira vez em um livro de ficção científica do início da década de 1990 chamado Snow Crash, do escritor Neal Stephenson.


Porém, a ideia ganhou força de uns tempos pra cá, quando começaram a surgir soluções tecnológicas baseadas na ideia.

O metaverso é basicamente uma realidade virtual aumentada, o que significa que você imerge em um mundo artificial que se parece bastante com o mundo real. É claro que o metaverso ainda não atingiu um nível de hiper-realidade, mas a tecnologia já está bastante avançada.


IoT (Internet das Coisas)


Internet das coisas (ou Internet of Things, conforme à sigla IoT) diz respeito ao emprego da internet e da tecnologia em geral em áreas que não se restringem à rede mundial de computadores.


Uma geladeira ou um carro com painel de bordo, por exemplo, estão usando o conceito de IoT.

Outras áreas de aplicação do conceito:

  • Sensores de temperatura

  • GPSs

  • Sistemas de segurança

Clique aqui para ler um artigo sobre o tema já publicado em nosso blog.


Internet 5G


A internet 5G também é um tema que vem sendo bastante explorado na mídia e no mercado, muitas vezes sem o devido embasamento.


Um exemplo bem sucedido de utilização da internet 5G está na Copa do Mundo do Catar (clique aqui para ler nosso mais recente artigo sobre o tema), em que pela primeira vez foi possível utilizar tal tecnologia, o que permitiu que esta fosse a copa mais tecnológica e digitalizada de todas.


O termo 5G faz referência à quinta geração da internet e diz respeito a conexões mais rápidas, estáveis e com tempo de resposta menor para downloads e uploads.


Um dos grandes benefícios da internet 5G está na conectividade e na integratividade, o que possibilita a conexão simultânea de vários dispositivos, como smartphones, smart TVs, tablets, notebooks etc.


Segurança da Informação


A segurança da informação, também chamada de cibersegurança, torna-se cada vez mais importante.


Isso se deve pelo fato de que o número de cibercrimes, que são os crimes cometidos em ambientes virtuais, aumenta a cada dia, gerando novas dificuldades no combate à criminalidade.

Se no mundo real os métodos de segurança são bem conhecidos da maior parte da população, no mundo virtual ainda há certo folclore, com boas doses de um obscurantismo conspiratório.


Um tema muito pouco conhecido, por exemplo, é o da Deep Web, tema eivado de pontos cegos.


Outra questão bastante em voga no momento são as clonagens de cartões de crédito e contas em aplicativos de mensagens, gerando fraudes monumentais diariamente.


Tecnologia sustentável


Por fim, mas não menos importante, temos o tema da tecnologia sustentável, também visto com frequência na Copa do Mundo de 2022.


O tema da sustentabilidade ambiental tem sido tratado pelas autoridades como uma espécie de menina dos olhos do mundo contemporâneo, e não poderia ser diferente em relação à tecnologia.


Isso vale desde dispositivos e aplicações que monitoram a qualidade do ar até novos modelos de antigos equipamentos que poluíam mais e agora estão chegando mais sustentáveis.


Em suma, em tempos de ESG (clique aqui para ler a respeito), ISO 14.000 (clique aqui para ler a respeito) e outras siglas ligadas à gestão ambiental, profissionais de TI que estejam preparados para atuar na área tendem a encontrar excelentes oportunidades.


É isso!


Davi Valukas - Alpha EdTech




bottom of page