top of page
  • Writer's picturedavivalukas

Como aumentar a produtividade pessoal: 3 dicas essenciais

Updated: Jan 20, 2023

Como aumentar a produtividade pessoal? A resposta parece óbvia, mas é importante fazermos uma análise sobre o tema.


Por isso, eu preparei 3 dicas essenciais para você arrebentar no assunto!


Vamos nessa?


O que é produtividade?


De forma bem objetiva, produtividade é a relação entre a produção e seus fatores. Confira abaixo os três principais fatores de produção:

  • Pessoas

  • Máquinas

  • Materiais

A seguir, entenda cada um dos três fatores.


Pessoas


Pessoas, também chamadas de capital humano, são o principal fator de produção, pois sem elas não há produção.


Você pode estar se perguntando o seguinte: a tecnologia não torna a produção independente da presença de pessoas?


A resposta é NÃO!


Além da necessidade de haver pessoas para desenvolver o software das máquinas (pensando nas atuais máquinas eletrônicas) e para operá-las em si, as pessoas são necessárias sobretudo para traçar as estratégias e táticas da produção.

Dessa maneira, as pessoas, ao contrário do que possa parecer, tornaram-se mais importantes ainda com o advento da tecnologia da informação.


Em outras palavras, o capital humano continua sendo o coração de tudo!


Máquinas


E por falar em máquinas, não vamos minimizar sua importância. O nível de produtividade aumentou consideravelmente após o surgimento das máquinas (primeiro mecânicas, depois eletrônicas).


Além disso, a produção industrial em série possibilitou a diminuição do preço de produtos antes restritos às camadas mais altas da sociedade, democratizando seu acesso.


Veja o exemplo dos livros: até 1455, ano em que Johannes Gutenberg inventou a imprensa, os livros eram escritos à mão (os chamados manuscritos) por copistas que passavam meses produzindo uma única cópia. Um verdadeiro trabalho artesanal!


Contudo, isso fazia com que livros fossem caríssimos, sendo privilégio de instituições religiosas, universidades, governo e pessoas abastadas.


Portanto, as máquinas são um importantíssimo fator de produção.


Materiais


Por fim, temos os materiais, que podem ser de diversas naturezas. No exemplo dos livros, temos a celulose, tinta, linha, cola etc.


Um outro exemplo interessante é o dos computadores, que são constituídos por diversos componentes. Conheça alguns deles:

  • Dióxido de Silício

  • Semicondutores

  • Filamentos de cobre

  • Alumínio

  • Pasta térmica

  • Plástico

  • Etc.

Quando pensamos em um produto, seja ele qual for, raras vezes perdemos tempo pensando nos materiais que o compõem, mas eles estão lá.


Agora que você já sabe (de fato) o que é produtividade e a importância dos fatores de produção, vamos falar um pouco sobre a produtividade pessoal e como melhorá-la através de 3 dicas essenciais.


O que é produtividade pessoal


Como você pôde notar nos parágrafos anteriores, a produtividade está ligada à quantidade. Entretanto, até aqui nós falamos de produtividade em um sentido mais amplo, ligada aos diversos processos industriais.

A partir de agora, transferindo os conhecimentos que adquirimos até aqui, vamos falar sobre produtividade pessoal.


Mas o que é isso?


Produtividade pessoal é o ato de executar o máximo possível de tarefas em um tempo mínimo sem perder a qualidade da entrega.


Dizendo de outra maneira, a produtividade pessoal é o quanto o indivíduo entrega do que foi combinado e da forma que foi combinado.


Como aumentar a produtividade pessoal: 3 dicas essenciais


Agora chegamos ao cerne do nosso artigo. Já que a produtividade está intimamente ligada às minhas entregas, como posso aumentar a o seu nível?


Confira as 3 dicas essenciais:

  • Descobrir seu melhor horário de rendimento

  • Estabelecer metas de curto prazo

  • Cuidar de si mesmo

Vamos entender cada uma das 3 dicas essenciais.


Descobrir seu melhor horário de rendimento


Cada cabeça uma sentença. Você certamente já ouviu essa frase, que é mais uma das inúmeras pérolas da sabedoria popular.


Cada indivíduo possui um organismo diferente, o que significa dizer que não existe um padrão para os horários de maior rendimento.


É evidente que nós temos que cumprir metas e horários, o que não pode ser descumprido utilizando o presente argumento como base.


Contudo, se você souber quais seus horários de maior rendimento, pode destinar as tarefas mais complexas para aquele horário, enquanto destina as tarefas mais simples (ou mais divertidas, por que não?) para os horários em que costuma render menos.


Sendo assim, sua produtividade pessoal certamente vai melhorar.


Estabelecer metas de curto prazo


Devagar se vai ao longo. Eis outra pérola da sabedoria popular que, como a maioria delas, diz uma verdade praticamente inquestionável.


Partindo dessa premissa, não adianta focar apenas em metas de longo prazo.


Ninguém se torna um maratonista sem nunca ter dado uma volta a pé ao redor do quarteirão. Nenhum lutador chega à faixa preta sem passar pelas faixas coloridas, e nenhum lutador chega às faixas coloridas sem passar pela faixa branca.

Sendo assim, estabeleça metas de curto prazo e as de longo prazo se tornarão mais simples de serem atingidas.


Cuidar de si mesmo


Lembra quando falamos sobre os fatores de produção e diferenciamos as máquinas e as pessoas?


Pois bem, você já deve ter notado que não é uma máquina, correto?


A maioria de nós está adorando a flexibilização de horários do trabalho remoto. Contudo, é preciso tomar cuidado para não extrapolar sua capacidade corporal com uma carga excessiva de atividades profissionais (cada um sabe onde o calo aperta, como diz outra pérola da sabedoria popular).


Tire um tempo para ler, escrever, praticar esportes, meditar, passear com sua família ou com seu pet, assistir a um filme. Enfim, há diversas atividades de lazer e entretenimento que devem estar presentes de forma equilibrada para que você não caminhe rumo a um burnout em poucos anos.


Finalizando


E aí, gostou do artigo? Como está sua produtividade pessoal?


Espero que essas 3 dicas essenciais te ajudem a melhorar o nível de suas entregas.


Se gostou do artigo, compartilhe com seus contatos!


Um abraço e até o próximo artigo.


Davi Valukas - Alpha EdTech


Quer contratar os melhores talentos de TI e contribuir com a transformação de vidas? Clique aqui e saiba como.



bottom of page