top of page
  • Writer's picturedavivalukas

Você sabe o que são CID-11 e Health Tech?

Updated: May 16, 2022

Tecnostress, hiperconectividade e síndrome de burnout são alguns termos correlatos

O que é CID?


CID é uma sigla que significa Cadastro Internacional de Doenças e se refere ao reconhecimento da Organização Mundial da Saúde (OMS) de que determinada enfermidade existe.


Todo atestado médico obrigatoriamente deve conter um código presente no CID, que faz referência à doença que levou o profissional de saúde a conceder aquele atestado ao paciente.


O que é CID-11?


CID-11 é a versão que está em vigor desde 2018 e que contém mais de 55 mil códigos

Recentemente (já em 2022), a OMS incluiu a síndrome de burnout no CID-11 como uma doença ocupacional, ou seja, que pode ser adquirida durante atividade laboral.


Burnout, em inglês, significa “queimar para fora” e é uma referência ao esgotamento mental provocado por um estresse em nível extremamente elevado.


Portanto, a síndrome de burnout é oficialmente uma doença ocupacional e pode, inclusive, levar ao afastamento médico, à aposentadoria por invalidez e, em casos extremos, a processos trabalhistas.

O que é uma Health Tech?


Por conta do que eu te falei acima, surgiu um tipo específico de startup: as health techs.

Health tech é uma startup voltada para a área da saúde. São operadoras de planos de saúde, apps de bem-estar e qualidade de vida, apps de atividades físicas e muito mais.


Segundo o portal da revista Forbes Brasil, o conceito de health tech está revolucionando a saúde. Além disso, o número de startups desse nicho subiu 118% de 2019 pra cá, o que demonstra na prática que tal revolução está de fato acontecendo.


Isso se explica pelo fato de que, segundo a OMS, os gastos com saúde já representam 10% do PIB (produto interno bruto) mundial, além do fato de que a pandemia passou a exigir soluções tecnológicas para os problemas ligados à saúde e ao bem-estar.


Com o surgimento da pandemia do coronavírus, o termo “telemedicina” passou a integrar o dia a dia de muita gente que nunca havia utilizado um app na vida.


Conheça 5 health techs que estão revolucionando o mercado de saúde e bem-estar:

  • Anestech - anestesia/performance de centro cirúrgico

  • Brain4care - monitoramento de pressão intracraniana

  • Biologix - diagnóstico de apneia obstrutiva do sono

  • GlucoGear - saúde, bem-estar e educação física

  • IntuitiveCare - gestão financeira para empresas de saúde

Como você pôde notar, esta é uma área que vem crescendo bastante, abrindo novas possibilidades para desenvolvedores que queiram se especializar em um nicho de mercado que nunca fica sem demandas.


Technostress e Hiperconectividade: entenda


O nome pode até soar descolado, mas technostress consiste na incapacidade de se lidar com a tecnologia de forma saudável.


Segundo artigo da We Mystic que pode ser lido aqui, trata-se de uma doença que, por ser muito nova, ainda não é totalmente compreendida pela medicina.

Os principais sintomas do technostress são:

  • Dificuldade para dormir

  • Tensão e dores no corpo

  • Dor de cabeça

Hiperconectividade, como o nome já diz, é uma referência ao ato de estar conectado o tempo todo, ou a maior parte do tempo, a algum dispositivo eletrônico, como smartphones, notebooks, tablets etc.


A hiperconectividade pode levar ao technostress, mas não somente a ele. Veja algumas consequências da hiperconectividade:

  • Prejuízo nas relações sociais

  • Irritabilidade

  • Ansiedade

  • Déficit de atenção

O papel das health techs, portanto, está intimamente ligado a uma nova relação entre o ser humano e a tecnologia, ou seja, demonstrar na prática que é possível ter um contato saudável com o mundo digital.


Há um paradigma de que a tecnologia, por si só, representa um distanciamento nas relações humanas, mas na verdade ela é um instrumento que pode ser usado positiva ou negativamente pelas pessoas.

Além disso, o conceito de health tech abre mais uma porta para profissionais da tecnologia, o que reforça a ideia de que é necessário que haja uma qualificação profissional robusta. Quem estiver disposto a trilhar esse caminho, terá muitas oportunidades à frente.


É isso!


Davi Valukas - Alpha EdTech


38 views0 comments
bottom of page