"Quando é óbvio que os objetivos não podem ser alcançados, não ajuste as metas, mas sim as etapas da ação". Confúcio, filósofo chinês
Se você é um aspirante a desenvolvedor ou já atua na área, tem quase uma obrigação de conhecer o conceito de tech recruiter, e mais ainda, conhecer os tech recruiters em si.
Para te ajudar com isso, eu preparei esse artigo que vai te explicar, além do que são tech recruiters, como se relacionar com eles.
O que é um Tech Recruiter?
De forma bem resumida, um tech recruiter é um profissional de recrutamento e seleção que atua especificamente na área de tecnologia.
A cada dia que passa surgem novas carreiras, que há poucos anos sequer tinham a possibilidade de existir pela simples falta de tecnologias. Os exemplos mais evidentes estão nas redes sociais. Há pouco mais de uma década era impensável um profissional dedicado a gerar tráfego orgânico no Facebook, no Instagram ou no YouTube.
Como você já deve saber, a área de tecnologia está plenamente aquecida, correndo inclusive o risco de haver um colapso devido à falta de profissionais qualificados à disposição do e no mercado.
Por conta disso, houve a necessidade de se criar uma categoria específica dentro da área de recrutamento e seleção, um dos subsistemas de Recursos Humanos, diferenciando recrutadores generalistas, que trabalham com vagas de maneira geral, e os tech recruiters, que trabalham com vagas exclusivas de TI.
Quais os diferenciais de um Tech Recruiter?
Agora que você já sabe o que é um tech recruiter, a próxima pergunta deve ser: tudo bem, mas qual a diferença entre esse profissional e os recrutadores generalistas?
Como na medicina, na área de recrutamento e seleção também há as especialidades e o clínico geral.
Antes de falarmos sobre os conhecimentos e habilidades específicos de um tech recruiter, conheça algumas atribuições do recrutador:
Atração de talentos
Employer branding
Triagem curricular
Análise comportamental
Talent acquisition
Aplicação de testes técnicos
Entrevista
Proposta e negociação
Essas são algumas das atribuições de um recrutador durante um processo seletivo, desde o momento em que a vaga é aberta até a contratação do candidato.
Além de todas as atribuições supracitadas, o tech recruiter também deve possuir determinado grau de conhecimentos dentro da área de TI, especialmente quando falamos em desenvolvimento.
Como se trata de uma área que exige muitos conhecimentos técnicos, é comum que muitos tech recruiters sejam oriundos de TI, como desenvolvedores e gestores, mas esse não é um critério obrigatório, desde que o profissional esteja disposto a estudar profundamente sua nova área de atuação.
Essa discussão envolvendo as vantagens e desvantagens de um profissional generalista ou especialista não é nova. Se por um lado o profissional precisa saber um pouco de tudo, já que vai se deparar com diferentes oportunidades e situações quando estiver no mercado de trabalho, por outro lado, quando começar a galgar degraus em sua carreira profissional, apenas um pouco de informação não vai ajudar muito.
É claro que um tech recruiter não precisa ser um desenvolvedor ou algo do tipo, com profundo conhecimento especializado em uma linguagem, mas é interessante que esse profissional entenda pelo menos o que cada área faz e o que NÃO faz.
Além disso, há outros conhecimentos que não estão diretamente ligados à parte operacional da área de TI que também são interessantes enquanto informação.
Veja a seguir alguns conhecimentos e habilidades que são um diferencial para todo tech recruiter, mesmo que em um nível mais elementar:
Design:
UX
UX Writer
UX Researcher
UI
Product Design
Usabilidade
Arquitetura da informação
Responsividade
Design de serviços
Human Centered Design
Design Comportamental
Branding
Design de interação
Design industrial
Data Science:
Análise Preditiva
Análise Descritiva
Reconhecimento de Padrões
Machine Learning
Inteligência Artificial
Data analytics
Vendas em startups:
Inteligência Comercial
SDR
BDR
Closer
O mundo dos Chiefs:
CEO
CFO
CMO
COO
CTO
CIO
CRO
CPO
Não cabe aqui fazer um aprofundamento em cada uma das áreas que eu citei acima, e recomendo que você faça um tour através de cada um dos temas apontados.
Talent Acquisition: como me relacionar com um Tech Recruiter?
Dentro do chamado RH 4.0, também conhecido como RH Tech, existe o conceito de talent acquisition, que é basicamente a ideia de se criar um relacionamento de longo prazo com os candidatos, e não mais tratá-los de forma isolada, no momento do processo seletivo, como era comum antigamente.
Dessa maneira, o tech recruiter não vai descartar um candidato que porventura não tenha sido aprovado naquele processo seletivo, mas vai criar uma forma de fazer contato recorrente com ele, seja através de diálogos esporádicos, seja através da criação de um fluxo de nutrição de candidatos com conteúdos relevantes para a área de TI.
Eu estou no LinkedIn ou não existo
O título deste tópico pode soar um pouco chocante à primeira vista, mas esta é uma realidade.
O profissional ou aspirante de TI (principalmente devs) que não está no LinkedIn simplesmente não existe no mercado de trabalho em questão.
Todos os tech recruiters estão nessa rede social profissional, a mais importante ferramenta de conexão entre contratadores e contratantes da atualidade.
Outro ponto importante é que não basta ter um perfil largado às traças, mas fazer postagens com consistência, constância e congruência, o tripé do sucesso digital.
Se você ainda não tem um perfil no LinkedIn, clique aqui e resolva esse problema agora!
Conecte-se comigo no LinkedIn clicando aqui.
Para finalizar
Espero que esse pequeno artigo tenha contribuído com sua percepção sobre o mercado de TI e a necessidade de se fazer networking.
Agora, convido você a assistir à masterclass "Segredos do sucesso em sua jornada Tech Recruiter", ministrada em parceria entre a Feel Tech, consultoria especializada em Tech Recruiter, e a Recrutei, plataforma de recrutamento digital.
Um abraço e até o próximo texto!
Davi Valukas - Alpha EdTech
Comments