top of page
  • Writer's picturedavivalukas

Startup do Triângulo Mineiro que apoia a Educação Tecnológica: Conheça a Recrutei

Updated: May 16, 2022

Envelhecer, qualquer animal é capaz. Desenvolver-se é prerrogativa dos seres humanos. Somente uns poucos reivindicam esse direito.


A Recrutei é uma startup que desenvolve soluções tecnológicas para profissionais de recrutamento e seleção, um dos subsistemas de Recursos Humanos. Isso significa que estamos falando de uma HR Tech, startup especializada neste nicho de mercado.


Antes de falarmos sobre a Recrutei, vamos entender um pouco melhor o que é uma startup.

 

O que é uma startup?

Não existe uma tradução exata para a palavra startup, mas uma tradução aproximada seria “empresa emergente”. Em outras palavras, uma startup é uma empresa pequena e em início de carreira.


Para que você entenda do que estou falando, é importante frisar que toda startup é uma empresa de tecnologia, independente do nicho de mercado que ela atenda.


Mas é só isso?


Claro que não! O modelo de negócio da maioria das startups de sucesso é balizado por três pilares. São eles:

  • Ser escalável

  • Ser disruptivo

  • Ser repetível

Ser escalável: ter um potencial de crescimento, saindo da condição inicial de “pequena empresa criada por nerds na garagem” ou algo do tipo. Isso é demonstrado na prática através do aumento exponencial de receita, muitas vezes com um custo operacional relativamente baixo.


Ser disruptivo: podemos chamar de disruptivo todo negócio que não necessariamente inventa uma determinada tecnologia, mas gera uma grande inovação na forma de se executar aquela prática. Podemos citar como exemplo os apps de mobilidade urbana como Uber e 99, que não inventaram o transporte de passageiros, mas mudaram completamente a forma com que as pessoas lidam com isso.


Ser repetível: significa que a startup pode entregar aquele serviço de forma praticamente ilimitada, replicando a lógica do sucesso inicial.

Uma startup, quando atinge um valor de mercado e um grau de relevância social e mercadológica, geralmente é adquirida por um grande grupo e deixa de ser uma startup.


Conheça as cinco startups mais valiosas do mundo


Conheça abaixo quais são as cinco startups com maior valor de mercado (valores em dólar), segundo a Startse:

  • Bytedance (empresa criadora do Tik Tok): 140 bilhões

  • SpaceX (empresa fundada por Elon Musk): 100,3 bilhões

  • Stripe (fintech mais valiosa do mundo): 95 bilhões

  • Klarna (fintech voltada ao varejo): 45,6 bilhões

  • Canva (plataforma de design que todos nós usamos): 40 bilhões


Agora que você já entendeu o que é uma startup, vamos conhecer um pouco da Recrutei.


Conheça a Recrutei


Conforme eu já te contei lá no início do texto, a Recrutei é uma HR Tech (pronuncia-se “heitch artech"), que é uma modalidade de startup focada em criar soluções tecnológicas para empresas de Recursos Humanos.


A Recrutei, especificamente, trabalha com foco total em um dos subsistemas de RH, que é o de recrutamento e seleção (também chamado popularmente de R&S). Dessa forma a startup de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, digitaliza os processos seletivos de seus clientes de ponta a ponta, ou seja, desde a publicação da vaga (momento em que se inicia o processo de R&S) até a contratação do candidato, quando se inicia a fase chamada de processo admissional.


Contudo, inicialmente a ideia não era bem essa.


No início de 2017, Paulo Rogério Lázari e Matheus Gomes eram sócios em uma empresa de treinamento e desenvolvimento chamada Plenitude Humana. Após centenas de palestras e treinamentos, ao participarem de uma liga para empreendedores na cidade de Uberlândia, eles conheceram Pedro Paulo Silveira, que já atuava com tecnologia na área de segurança da informação.


Nesse momento, eles decidiram criar uma empresa que unisse as duas pontas do processo: pessoas e TI. Foi aí que nasceu a Educadoo.


A Educadoo foi criada com o intuito de ser uma empresa com um modelo de negócio parecido com o da Plenitude Humana, porém com um componente tecnológico mais expressivo. Contudo, ao visitarem diversas empresas a fim de aprenderem um pouco sobre o mercado, os três sócios notaram que havia uma dor no mercado que era comum a praticamente todos nichos e tamanhos: recrutamento e seleção.

A padaria do Seu Joaquim, que tem um funcionário, e a multinacional com 50 mil colaboradores em três continentes, ambas têm dificuldades de atrair, triar, recrutar, selecionar e contratar com assertividade e bom custo-benefício.


Sendo assim, Paulo, Matheus e Pedro não pensaram duas vezes e rebatizaram a recém-criada Educadoo, nascendo assim a Recrutei.


Ao abraçarem esse mercado, os sócios entenderam que era preciso ter um diferencial e, analisando as grandes plataformas da época, entenderam que havia um nicho de mercado totalmente descoberto: as pequenas empresas e as consultorias de recrutamento e seleção.


Hoje, cinco anos depois, a Recrutei, que até o início de 2020 possuía doze clientes, presta serviço para mais de 150 empresas de quase vinte estados do país, a maioria sendo consultorias de recrutamento e seleção.


A empresa já recebeu sua terceira rodada de investimentos e vem escalando bem no mercado. Além disso, a empresa possui um Conselho formado por Aparecida Morais, mentora, coach e ex-diretora de RH do Tribanco, João Rabello, ex-presidente e atual conselheiro do Tribanco, e Fernando Mattoso Lemos, CTO da Microsoft.


A mais recente contratação de peso da empresa foi a de Caio Borges, novo Head de Marketing que já atuou em diversas empresas em vários países, incluindo o Barcelona, clube espanhol que ele ajudou a popularizar na América Latina.


Ensino Profissional: Conheça a Recrutei Academy


No início de 2020, em plena pandemia, a Recrutei começou a crescer bastante por conta do novo normal, que passou a exigir que as empresas cada vez mais se adequassem à transformação digital.


Por isso, surgiu a ideia de se criar uma plataforma de certificações gratuitas de curta duração com enfoque na qualificação do público da Recrutei. Nascia assim a Recrutei Academy.

Hoje já são seis certificações, todas 100% gratuitas, e quase 700 alunos ativos na plataforma. E não tem pegadinha: a emissão do certificado também é grátis!


Ensino profissional: Conheça outras ações


Além da Recrutei Academy, a HR Tech do Triângulo Mineiro possui outras iniciativas de caráter educacional, como as lives e masterclasses que ocorrem mensalmente no canal oficial da empresa no YouTube, com transmissão simultânea no LinkedIn e no Facebook.


As masterclasses, a exemplo das certificações da Recrutei Academy, também são gratuitas e contam com emissão de certificado e benefícios para teste da plataforma.


Além disso, a empresa já fez parceria com cursos de Business Partner e Tech Recruiter, disponibilizando a plataforma gratuitamente para os alunos fazerem a parte prática do curso ou dando desconto para a aquisição definitiva da ferramenta.


Com certa frequência, a Recrutei tem sido convidada para participar de eventos educacionais da área de recrutamento e seleção, seja como patrocinadora ou enviando palestrante.


Outra iniciativa da Recrutei é o blog com conteúdos voltados ao público de recrutamento e seleção. Clique aqui para conhecer.


Um abraço e até o próximo artigo!


Davi Valukas - Alpha EdTech

84 views0 comments
bottom of page