Quanto ganha um profissional de tecnologia em um mercado de trabalho tão competitivo? Os salários na carreira de TI são um atrativo para os novos profissionais?
“A prosperidade prontamente descobre o vício; mas a adversidade logo descobre a virtude.” Francis Bacon
A paixão é um elemento extremamente necessário quando se está à procura de uma carreira. Afinal de contas, talento e aptidão estão intrinsecamente ligados ao atingimento do sucesso.
Porém, é impossível escolher uma carreira profissional sem levar em consideração as possibilidades de ganho financeiro, já que o fator salário está diretamente ligado à prosperidade material do sujeito.
Por isso, eu preparei um artigo sobre salários na carreira de TI. Leia até o final para entender melhor!
Vamos nessa.
O mercado de tecnologia
O profissional de TI é aquele que é capacitado e possui os conhecimentos técnicos para implementar e gerir as várias operações tecnológicas, desde softwares e aplicações em geral, até a manutenção de hardware, redes e bancos de dados.
Por conta da falta de mão de obra qualificada em número suficiente, diversas atividades da área de TI vêm subindo rapidamente no ranking das profissões mais bem pagas do mercado de trabalho.
Continue a leitura para entender melhor como funcionam os salários na carreira de TI.
Sete áreas de TI e suas respectivas remunerações
Dentre as diversas profissões de tecnologia da informação, eu escolhi sete para falar sobre suas respectivas remunerações.
Alta gestão
Telecomunicações
Infraestrutura
Banco de dados
Programação
Segurança da informação
Redes
Alta gestão: apesar de não ser uma área específica, já que coordenadores, gerentes e diretores estão em todas as áreas de TI, considerei importante falar sobre a alta gestão em um tópico separado, pois todo profissional pode almejar isso, através de muito estudo, trabalho e networking.
Coordenadores: ganham entre 2.500,00 e 5.000,00 por mês;
Gerentes: ganham entre 8.000,00 e 10.000,00 por mês;
Diretores: ganham acima de 15.000,00 por mês.
Telecomunicações: a área de telecom engloba telefonia, internet e todas as suas ramificações. Os profissionais que operacionalizam essa área geralmente são subdivididos entre analistas e especialistas, subdivisão que segue a lógica do crescimento em Y (especialistas para um lado e gestores para o outro).
Analistas: ganham entre 2.500,00 e 3.000,00 por mês;
Especialistas: ganham entre 5.500,00 e 6.000,00 por mês.
Infraestrutura: a área de infraestrutura está ligada à instalação e manutenção de hardware em geral, ou seja, é o que possibilita que os demais profissionais atuem, dando todo o suporte necessário nos aspectos físicos da tecnologia.
Um analista de infraestrutura ganha em torno de 3.200,00 por mês.
Banco de dados: a área de banco de dados diz respeito ao armazenamento e à gestão de informações e dados. Atualmente, o tema do big data, que diz respeito aos grandes bancos de dados com alta capacidade de armazenamento, tem promovido um aumento significativo pela procura de profissionais capacitados.
As duas ferramentas de banco de dados mais conhecidas no mercado são a Microsoft SQL Server e a Oracle Database. Enquanto um programador SQL ganha em torno de 3.700,00 por mês, um programador Oracle ganha quase 6.000,00 mensais. A diferença se explica pelo nível de complexidade de uma e outra ferramenta.
Programação: os programadores são os profissionais em mais abundância no mercado de trabalho. Por conta disso, são os que ganham salários proporcionalmente menores. Enquanto um trainee ganha entre 1.500,00 e 1.700,00 por mês, um analista pode ter um salário que chega a 4.000,00 mensais.
Segurança da informação: em tempos de vazamento de informações sigilosas de autoridades, big techs em evidência, Lei Geral de Proteção de Dados e privacidade, a área de segurança da informação tem se tornado vital. A parte operacional da SI é geralmente subdividida em três partes:
Assistente: ganha entre 1.500,00 e 1.700,00 por mês;
Analista: ganha entre 4.000,00 e 4.200,00 por mês;
Consultor: ganha acima de 4.500,00 por mês.
Redes: o profissional de redes é responsável pela implementação e gestão de redes locais (geralmente em empresas), as chamadas intranets. Um analista de redes ganha entre 2.700,00 e 3.000,00 por mês.
Esse artigo não pretende ser um guia definitivo, mas te ajudar a ter um pouco mais de clareza na hora de escolher sua carreira de TI. Pesquise, leia outros artigos e estudos e faça a melhor escolha possível.
Um abraço e até a próxima!
Davi Valukas - Alpha EdTech
Challenges are here in Africa you can not be paid such a mount
A vida é feita de desafios, seja em qualquer coisa que faça ou deseje tudo é aprendizado. Uma vez uma pessoa falou; ninguém sabe tudo. Isso me traz mais inspiração, pois se alguém tá lá em cima é pq teve um início, e muita das vezes o começou teve vários obstáculos. Mais sem guerra não tem honra. Desejo que, quem tiver essa oportunidade, dê seu melhor e não desista. Deus seja louvado!