Gestão do tempo e produtividade
Gestão do tempo significa organizar, planejar e otimizar todas as atividades que você tem que desempenhar em seu dia a dia. Já a produtividade, segundo o dicionário, é a qualidade daquilo que é produzido.
Nesse sentido, estamos falando de um adjetivo. Portanto, um bom sinônimo para a palavra produtividade seria rendimento.
Grande parte da população mundial procrastina, e esse número é ainda maior entre universitários. A procrastinação pode trazer vários malefícios. Por isso, não podemos nos conformar com ela.
Você já deve ter usado a expressão “meu dia deveria ter mais de 24 horas”. Quando as pessoas dizem isso, querem expressar o fato de que há pouco tempo disponível para realizar a carga de atividades que possuem.
Contudo, como algumas pessoas conseguem organizar suas atividades e imprimir uma produtividade eficiente, enquanto outras não conseguem, se todos temos as mesmas 24 horas?
A resposta é simples e evidente: gestão do tempo!
Continue comigo para conhecer 5 soluções digitais que vão te ajudar a fazer a gestão do tempo e, em consequência, ter a produtividade otimizada.
Gestão do tempo: desafios e benefícios
Um dos grandes desafios do mundo moderno é a gestão do tempo, sobretudo em tempos de transformação digital e relativização geográfica.
Um tempo mal gerido é sinônimo de desperdício, subutilização, retrabalho e, no final da linha, produtividade aquém do esperado. Além disso, a falta de gestão do tempo impacta na credibilidade e na excelência dos serviços prestados e realizados.
Pelos motivos elencados acima, os benefícios da gestão do tempo são praticamente óbvios, mas vou reforçá-los a título de consolidação do conhecimento:
Controle de gastos/economia/parcimônia
Emprego de habilidades da forma correta
Assertividade na produtividade
Credibilidade e excelência
Em suma, investir na gestão do tempo significa trilhar o caminho do sucesso e êxito totais.
Produtividade e foco
É impossível falar de produtividade sem falar de foco.
Segundo o dicionário, foco é um ponto para onde as coisas convergem. Quando falamos em fotografia, por exemplo, foco é sinônimo de nitidez, mas está diretamente ligado a esse ponto de convergência.
Transportando esse mesmo conceito para as atividades organizacionais, focar significa convergir sua atenção, seus esforços e habilidades em um único ponto, ou seja, a demanda na qual se está trabalhando.
Atualmente, muitas pessoas têm o foco afetado por transtornos como o TDAH (transtorno do déficit de atenção e hiperatividade), distúrbio neurológico que atinge o córtex pré-frontal, parte do cérebro responsável pelo planejamento de comportamentos complexos. Com a quantidade cada vez maior de informações sendo bombardeadas diariamente na cabeça de todo mundo, é natural que o foco fique cada vez mais embaçado, para usar uma metáfora relacionada às máquinas fotográficas, exigindo o uso de ferramentas auxiliares.
É aqui que entram as soluções digitais.
Obs: se você possui TDAH ou qualquer outro distúrbio de natureza similar, não deve jamais abandonar as orientações do seu médico.
Gestão do tempo e produtividade: 5 soluções digitais
Existem diversas soluções digitais que influenciam na gestão do tempo e produtividade, mas vamos falar de cinco delas. Sinta-se à vontade para testá-las ou a outras que estejam disponíveis e ver qual se enquadra melhor no seu gosto.
Veja quais eu separei pra você:
Trello
Pomodoro timer
Run run it
Google Calendário
Evernote
Vamos conhecer cada uma delas?
Trello
Trello é uma ferramenta que reúne tarefas, colegas de equipe e ferramentas em um só lugar.
O aplicativo foi criado em 2011 pela empresa Fog Creek Software, fundada por Joel Spolsky e posteriormente rebatizada como Glitch. Em 2017, a solução foi comprada pela Atlassian.
O Trello é baseado no método Kanban, que trabalha com colunas e cards coloridos com visual intuitivo, como se fossem post-its na tela do computador ou smartphone.
Cada card representa uma tarefa, enquanto cada coluna é um status da tarefa. O usuário pode arrastar os cards entre uma coluna e outra conforme encerra etapas da atividade.
Pomodoro timer
Pomodoro timer é um método de gestão do tempo e produtividade que divide as tarefas em blocos curtos. A técnica foi criada em 1988 pelo italiano Francesco Cirillo, fundador da Cirillo Consulting, empresa de consultoria empresarial com sede em Berlim, capital da Alemanha.
A divisão mais comum consiste em blocos de 25 minutos de atividade, com 5 minutos de intervalos entre os três primeiros blocos e um intervalo de 15 minutos do terceiro para o quarto bloco.
Existem diversos apps de pomodoro disponíveis gratuitamente. A grande vantagem dessas soluções é que o app te avisa quando você termina um bloco de atividades, assim como te avisa quando suas pausas acabaram.
Dessa maneira, você consegue focar melhor na atividade, sem se preocupar com o tempo que está gastando para isso, pois a solução está fazendo a gestão do tempo para você.
Run run it
Run run it é uma aplicação muito parecida com o Trello, com alguns pontos divergentes.
A solução é, por exemplo, líder em tecnologia de publicidade programática focada em dispositivos móveis, enquanto o Trello é focado exclusivamente no gerenciamento de projetos.
A lógica do Kanban é a mesma.
Google Calendário
Uma das várias ferramentas do pacote Google, é uma das formas mais simples de se fazer a gestão do tempo.
Basta adicionar um novo evento ao calendário que o Google vai te notificar algum tempo antes da reunião (você é quem escolhe esse tempo).
Além disso, é possível disparar um e-mail de notificação para todos os participantes, inserir o local da reunião (se esta for presencial) e inserir um link do Google Meet (caso a reunião seja virtual).
Evernote
Por fim, temos o Evernote, um bloco de notas digital, tão simples quanto organizado.
Lançada em 2008, no ano de 2011 a solução já possuía 11 milhões de usuários.
Para encerrar
E aí, gostou do artigo? Espero que ele te ajude a fazer uma gestão do tempo mais eficaz, atingindo um nível de produtividade de alto nível.
Um abraço e até o próximo artigo!
Davi Valukas - Alpha EdTech
Quer contratar os melhores talentos de TI e contribuir com a transformação de vidas? Clique aqui e saiba como.
Desses aí só não usei o Evernote ainda.