top of page
  • Writer's picturedavivalukas

Gestão do tempo e produtividade: 5 soluções digitais

Updated: Jan 20, 2023

Gestão do tempo e produtividade


Gestão do tempo significa organizar, planejar e otimizar todas as atividades que você tem que desempenhar em seu dia a dia. Já a produtividade, segundo o dicionário, é a qualidade daquilo que é produzido.


Nesse sentido, estamos falando de um adjetivo. Portanto, um bom sinônimo para a palavra produtividade seria rendimento.


Grande parte da população mundial procrastina, e esse número é ainda maior entre universitários. A procrastinação pode trazer vários malefícios. Por isso, não podemos nos conformar com ela.


Você já deve ter usado a expressão “meu dia deveria ter mais de 24 horas”. Quando as pessoas dizem isso, querem expressar o fato de que há pouco tempo disponível para realizar a carga de atividades que possuem.


Contudo, como algumas pessoas conseguem organizar suas atividades e imprimir uma produtividade eficiente, enquanto outras não conseguem, se todos temos as mesmas 24 horas?


A resposta é simples e evidente: gestão do tempo!


Continue comigo para conhecer 5 soluções digitais que vão te ajudar a fazer a gestão do tempo e, em consequência, ter a produtividade otimizada.


Gestão do tempo: desafios e benefícios


Um dos grandes desafios do mundo moderno é a gestão do tempo, sobretudo em tempos de transformação digital e relativização geográfica.


Um tempo mal gerido é sinônimo de desperdício, subutilização, retrabalho e, no final da linha, produtividade aquém do esperado. Além disso, a falta de gestão do tempo impacta na credibilidade e na excelência dos serviços prestados e realizados.

Pelos motivos elencados acima, os benefícios da gestão do tempo são praticamente óbvios, mas vou reforçá-los a título de consolidação do conhecimento:

  • Controle de gastos/economia/parcimônia

  • Emprego de habilidades da forma correta

  • Assertividade na produtividade

  • Credibilidade e excelência

Em suma, investir na gestão do tempo significa trilhar o caminho do sucesso e êxito totais.



Produtividade e foco


É impossível falar de produtividade sem falar de foco.


Segundo o dicionário, foco é um ponto para onde as coisas convergem. Quando falamos em fotografia, por exemplo, foco é sinônimo de nitidez, mas está diretamente ligado a esse ponto de convergência.


Transportando esse mesmo conceito para as atividades organizacionais, focar significa convergir sua atenção, seus esforços e habilidades em um único ponto, ou seja, a demanda na qual se está trabalhando.


Atualmente, muitas pessoas têm o foco afetado por transtornos como o TDAH (transtorno do déficit de atenção e hiperatividade), distúrbio neurológico que atinge o córtex pré-frontal, parte do cérebro responsável pelo planejamento de comportamentos complexos. Com a quantidade cada vez maior de informações sendo bombardeadas diariamente na cabeça de todo mundo, é natural que o foco fique cada vez mais embaçado, para usar uma metáfora relacionada às máquinas fotográficas, exigindo o uso de ferramentas auxiliares.


É aqui que entram as soluções digitais.


Obs: se você possui TDAH ou qualquer outro distúrbio de natureza similar, não deve jamais abandonar as orientações do seu médico.


Gestão do tempo e produtividade: 5 soluções digitais


Existem diversas soluções digitais que influenciam na gestão do tempo e produtividade, mas vamos falar de cinco delas. Sinta-se à vontade para testá-las ou a outras que estejam disponíveis e ver qual se enquadra melhor no seu gosto.


Veja quais eu separei pra você:

  • Trello

  • Pomodoro timer

  • Run run it

  • Google Calendário

  • Evernote

Vamos conhecer cada uma delas?

Trello


Trello é uma ferramenta que reúne tarefas, colegas de equipe e ferramentas em um só lugar.


O aplicativo foi criado em 2011 pela empresa Fog Creek Software, fundada por Joel Spolsky e posteriormente rebatizada como Glitch. Em 2017, a solução foi comprada pela Atlassian.


O Trello é baseado no método Kanban, que trabalha com colunas e cards coloridos com visual intuitivo, como se fossem post-its na tela do computador ou smartphone.


Cada card representa uma tarefa, enquanto cada coluna é um status da tarefa. O usuário pode arrastar os cards entre uma coluna e outra conforme encerra etapas da atividade.


Pomodoro timer


Pomodoro timer é um método de gestão do tempo e produtividade que divide as tarefas em blocos curtos. A técnica foi criada em 1988 pelo italiano Francesco Cirillo, fundador da Cirillo Consulting, empresa de consultoria empresarial com sede em Berlim, capital da Alemanha.


A divisão mais comum consiste em blocos de 25 minutos de atividade, com 5 minutos de intervalos entre os três primeiros blocos e um intervalo de 15 minutos do terceiro para o quarto bloco.


Existem diversos apps de pomodoro disponíveis gratuitamente. A grande vantagem dessas soluções é que o app te avisa quando você termina um bloco de atividades, assim como te avisa quando suas pausas acabaram.


Dessa maneira, você consegue focar melhor na atividade, sem se preocupar com o tempo que está gastando para isso, pois a solução está fazendo a gestão do tempo para você.


Run run it


Run run it é uma aplicação muito parecida com o Trello, com alguns pontos divergentes.


A solução é, por exemplo, líder em tecnologia de publicidade programática focada em dispositivos móveis, enquanto o Trello é focado exclusivamente no gerenciamento de projetos.


A lógica do Kanban é a mesma.


Google Calendário


Uma das várias ferramentas do pacote Google, é uma das formas mais simples de se fazer a gestão do tempo.

Basta adicionar um novo evento ao calendário que o Google vai te notificar algum tempo antes da reunião (você é quem escolhe esse tempo).


Além disso, é possível disparar um e-mail de notificação para todos os participantes, inserir o local da reunião (se esta for presencial) e inserir um link do Google Meet (caso a reunião seja virtual).


Evernote


Por fim, temos o Evernote, um bloco de notas digital, tão simples quanto organizado.


Lançada em 2008, no ano de 2011 a solução já possuía 11 milhões de usuários.


Para encerrar


E aí, gostou do artigo? Espero que ele te ajude a fazer uma gestão do tempo mais eficaz, atingindo um nível de produtividade de alto nível.


Um abraço e até o próximo artigo!


Davi Valukas - Alpha EdTech


Quer contratar os melhores talentos de TI e contribuir com a transformação de vidas? Clique aqui e saiba como.



95 views2 comments

2 Comments


ERMERSON CAMARAO LIMA
ERMERSON CAMARAO LIMA
Oct 23, 2022

Desses aí só não usei o Evernote ainda.

Like
davivalukas
davivalukas
Oct 24, 2022
Replying to

Boa. O que achou da usabilidade de cada um?

Like
bottom of page