• davivalukas

Carreira em TI: 3 passos para começar bem

Updated: 3 days ago

A área de TI tem crescido bastante nos últimos anos, principalmente depois que a transformação digital foi acelerada, passando a ser um processo obrigatório para todas as empresas que querem permanecer no mercado.

 

O que é transformação digital


A transformação digital é uma mudança de mentalidade corporativa que vem se democratizando cada vez mais. Trata-se de entender a necessidade de digitalizar processos operacionais e gerenciais, buscando soluções tecnológicas tanto no mercado como internamente.


Se antes apenas as empresas de grande porte investiam em soluções tecnológicas, principalmente por conta dos altos custos, hoje não há a possibilidade de nenhuma organização ficar de fora desse processo.


Em suma, a transformação digital veio para ficar, não sendo apenas uma moda passageira, mas uma tendência inevitável.


Se você deseja iniciar uma carreira em TI, leia esse artigo até o final para aprender 3 passos para começar bem essa missão.


 

Carência de mão de obra qualificada


Segundo a Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (leia aqui), nos próximos anos vai faltar mão de obra qualificada em TI. Isso se deve por dois fatores:

  1. Aumento expressivo da demanda

  2. Aumento da qualificação em ritmo menor que o aumento da demanda

Essa carência de mão de obra qualificada prevista vai fazer com que os salários aumentem.

Por isso, eu vou te ensinar 3 passos para começar bem sua carreira em TI. Leia até o final!

 

Cursos superiores em TI no Brasil


O MEC (Ministério da Educação) tem um ranking com as melhores instituições de ensino superior em cada curso autorizado no Brasil.


Nos cursos de TI não é diferente. Veja quais são as dez melhores (para ver a lista completa, clique aqui):

  1. Faculdade Atenas (Paracatu-MG)

  2. Centro Federal de Ensino Tecnológico (Nova Friburgo-RJ)

  3. Universidade Vila Velha (Vila Velha-ES)

  4. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (Cachoeiro do Itapemirim-ES)

  5. Faculdade Una (Contagem-MG)

  6. Universidade do Vale do Taquari (Lajeado-RS)

  7. Centro Universitário Luterano (Palmas-TO)

  8. Universidade de Franca (Franca-SP)

  9. Universidade Metropolitana da Grande Fortaleza (Fortaleza-CE)

  10. Faculdade Politécnica (Campinas-SP

 

Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia


No ano de 2008, o governo federal criou a Rede Federal, que trouxe um novo conceito sobre o papel do ensino federal na oferta de cursos profissionais e tecnológicos.


Os IF’s oferecem cursos tecnológicos (cursos superiores de curta duração) que permitem uma colocação relativamente rápida no mercado de trabalho.


Outro fator interessante sobre a Rede Federal é que os IF’s obrigatoriamente devem oferecer 50% de suas vagas para o ensino médio, que ocorre de forma integrada a um dos cursos tecnológicos.


Em outras palavras, o estudante já sai do ensino médio com uma profissão tecnológica.

 

O ensino tecnológico da Alpha EdTech


A Alpha EdTech é uma code academy de formação acelerada, com excelência, sem fins lucrativos, que contrata e remunera talentos como aspirantes a desenvolvedores para que possam dar os primeiros passos na carreira trabalhando em projetos reais, que estejam em conexão direta com empresas e com o mercado de trabalho.


A Alpha EdTech tem foco em pessoas de baixa renda ou em vulnerabilidade, para gerar mobilidade social e entregar novos profissionais para a área de tecnologia.

 

Carreira em Y na área de TI


Carreira em Y significa a possibilidade de crescimento focado em uma das duas seguintes linhas:

  • Gestão e liderança

  • Especialista

Muitas empresas utilizam o conceito do crescimento em Y.


O profissional que deseja crescer como líder e gestor precisa, além dos conhecimentos técnicos de sua área de atuação (análise de sistemas, segurança da informação, programação etc.), estudar temas como liderança, administração, gestão de pessoas, gestão de equipes, gestão de crises, entre outros.


Já o profissional que deseja crescer como especialista precisa dominar a fundo seu tema de trabalho. Um detalhe importante é que o especialista se aprofunda em um assunto, estudando todos os seus desdobramentos possíveis e novas soluções que possa apresentar através disso.

 

3 passos para começar bem sua carreira em TI


Agora que você já sabe que existe uma boa demanda por profissionais de TI e sabe como funciona o ensino tecnológico no Brasil, finalmente vamos conhecer os 3 passos para começar bem sua carreira em TI.


Eu estou partindo do pressuposto de que você já está estudando, seja em um curso tecnológico em um Instituto Federal, seja em um curso superior tradicional, ou até em um curso livre. Vale mesmo estudar sozinho em casa. O importante é que você esteja aprendendo.


Dito isto, os 3 passos para começar bem sua carreira em TI são os seguintes:

  • Conheça bem a área

  • Tenha uma conta no LinkedIn

  • Permaneça engajado

Conheça bem a área


Eu não estou falando apenas de ter conhecimento técnico, mas de conhecer a dinâmica da área em que você pretende atuar.


Se você deseja ser um desenvolvedor, por exemplo, deve saber quais empresas têm o melhor employer branding (ou marca empregadora), ou seja, que são mais bem vistas pelas pessoas que desejam trabalhar na área e que acabam sonhando em atuar lá.


Conheça também as novidades que surgem em relação àquela área, como novos cursos de especialização, congressos, eventos e palestras, movimentações nas principais empresas do setor etc.


Esse é o primeiro passo para construir uma carreira em TI, ou pelo menos para começar bem o processo. Continue a leitura para conhecer mais sobre os outros dois passos.


Tenha uma conta no LinkedIn


Profissionais de tecnologia que não estão no LinkedIn simplesmente não existem. Essa afirmação pode parecer um pouco radical, mas é a pura verdade.


Você não precisa esperar o término de um curso ou o aparecimento da primeira oportunidade de estágio ou de emprego para criar a sua conta. Você pode clicar aqui e fazer a sua conta agora mesmo (mas antes termine de ler o artigo, por gentileza).


Além disso, é necessário manter as informações atualizadas, interagir com as pessoas (uma dica é sempre estar atento a dois tipos de perfis: o dos profissionais de TI e o dos recrutadores), criar conteúdo ou compartilhar conteúdos de terceiros, principalmente sobre assuntos correlacionados de alguma forma com a área de TI.


Permaneça engajado


Permanecer engajado significa continuar estudando, pesquisando, movimentando seu LinkedIn e se interessando por tudo que acontece na área.


Mesmo que você ainda não tenha conseguido sua primeira oportunidade, não desanime e acredite no seu sonho. Mas acima de acreditar, não pare de estudar, pois a aprendizagem contínua é um dos fatores mais importantes em uma área de atuação tão dinâmica quanto à de TI.

 

Para finalizar


E aí, gostou dos 3 passos para começar bem na carreira de TI? Reforço que esses passos são apenas um pontapé inicial.


Consolidar uma carreira não é uma tarefa simples, mas sem dúvida é uma empreitada que vale a pena!


Um abraço e até o próximo artigo.


Davi Valukas - Alpha EdTech


145 views0 comments