top of page
  • Writer's picturedavivalukas

7 cargos em ascensão na carreira de TI

Updated: May 16, 2022

Quais os melhores cargos para se especializar na carreira de TI? Quais funções estão em ascensão em um mercado cada vez mais digitalizado?


“Escolhe um trabalho de que gostes e não terás que trabalhar nem um dia na tua vida.” Confúcio


A tecnologia da informação é uma área do conhecimento que vem se multifacetando a cada dia. Isso ocorre pois, com os desdobramentos das novas tecnologias e com a cada vez mais crescente transformação digital, vão surgindo novos cargos e funções.


Nesse artigo, eu vou te mostrar quais são os 7 cargos em ascensão na carreira de TI. Caso você esteja buscando uma nova carreira nessa área, leia até o final!

 

7 cargos em ascensão na carreira de TI


Segue abaixo uma lista com os 7 cargos em ascensão na carreira de TI. Em seguida, eu vou detalhar cada um deles:

  1. Segurança da informação

  2. Administração de Banco de Dados

  3. Administração de redes

  4. Qualidade

  5. Cloud Computing

  6. Programação

  7. Suporte técnico

Segurança da informação


Vazamento de dados e informações de autoridades; Lei geral de proteção de dados (LGPD); redes sociais em alta; privacidade em xeque. Todos esses itens são temas em voga, e como não poderia deixar de ser, a segurança da informação tem se tornado a cada dia um elemento mais importante dentro das organizações.


O profissional de SI precisa ser capaz de criar e gerenciar barreiras que protejam os dados sigilosos dos clientes e da empresa. Manter os dados seguros exige que a equipe de segurança da informação esteja em constante alerta, pois novas ameaças aparecem a cada dia.


A criptografia de ponta a ponta, tecnologia de proteção que garante que os dados não sejam interpretados mesmo se houver vazamento, é um mecanismo interessante nesse sentido.


Administração de Banco de Dados


Big Data. Esse é um termo que vem aparecendo com certa frequência quando o tema é o armazenamento de dados. Com a digitalização cada vez mais acentuada, a necessidade de profissionais que garantam a integridade das informações que são guardadas, seja em BD’s próprios ou em nuvem, vem aumentando.


Além disso, se você está cogitando atuar como administrador de bancos de dados, considere estudar e se aprofundar em SQL e Oracle, que são as duas principais ferramentas dessa área.


Administração de redes


O administrador de redes é um profissional muito importante dentro das organizações, pois é o responsável por manter a integração entre os diversos departamentos da empresa, bem como o acesso desta ao mundo externo através da internet.


Um administrador de redes geralmente é um profissional oriundo da engenharia da computação com algumas especializações e certificações específicas da área.


Qualidade


O profissional de qualidade é responsável por testar softwares e verificar se o trabalho dos programadores ainda possui algum gap ou ponto de oportunidade.


A ascensão da área de qualidade se deve ao aumento do uso de aplicativos de uma forma geral, pois é ela quem garante que as coisas estejam em pleno funcionamento na hora H.


Cloud Computing


Outra área em franca ascensão dentro do TI é a da computação em nuvem, já que a grande tendência do mercado é que as empresas migrem cada vez mais para essa modalidade de armazenamento.


Das diversas vantagens da nuvem computacional, as três mais evidentes são a dispensa da necessidade de se investir em hardware de forma tão contundente, a segurança de não perder seus dados em eventuais bugs e possibilidade de acesso remoto.


Programação


O programador continua sendo uma peça fundamental no universo da tecnologia da informação, pois é ele que transforma os números e linhas de código em ferramentas que modificam para melhor a vida das pessoas.


Falando de forma bem poética e figurada, o programador é uma espécie de tradutor da alma dos computadores, e é através das diversas linguagens de programação que ele consegue não apenas se comunicar com eles, mas principalmente fazer com que pessoas leigas também o façam.


Suporte técnico


Por fim, mas não menos importante, vem o pessoal do suporte técnico, que são os profissionais responsáveis por resolver problemas (ou apagar incêndios, num linguajar mais informal) quando as coisas não saem como o esperado.


E falando em tecnologia, deve-se sempre estar preparado para eventuais problemas técnicos: uma placa de som que não emite som, um cabo HDMI que não transmite áudio ou vídeo, uma senha que expirou no meio de uma reunião importante ou qualquer outra situação de mesma natureza.

 

Finalização


Nesse artigo, eu trouxe para você os 7 cargos em ascensão na carreira de TI que podem te servir como um norte na hora de escolher o seu futuro.


Analise com carinho, leve em consideração quais são suas aptidões e talentos e, principalmente, esteja disposto a se esforçar e estudar com todo afinco necessário, pois só assim é possível tornar-se um profissional de sucesso.


Um abraço e até a próxima!


Davi Valukas - Alpha Edtech

140 views0 comments
bottom of page