top of page
  • Writer's picturedavivalukas

Old School: 5 tecnologias que viraram história

Introdução: o mercado de TI


Nesse artigo, nós vamos falar sobre 5 tecnologias que viraram história. Mas antes, vamos dar uma passeada pelo mercado de TI.


O mercado de Tecnologia da Informação (TI) é um dos setores mais dinâmicos e em constante evolução do mundo dos negócios. Desde o início da pandemia, em 2020, o setor passou por diversas transformações, e as tendências atuais mostram que a tecnologia continuará a cumprir um papel fundamental nos próximos anos.


Com o trabalho remoto e a digitalização de muitos processos empresariais, a demanda por tecnologia aumentou exponencialmente, criando oportunidades para as empresas de TI.


As empresas tiveram que investir em soluções tecnológicas para se adaptarem ao novo ambiente de trabalho e manter sua produtividade, o que gerou um aumento na demanda por serviços de infraestrutura em nuvem, segurança da informação e soluções de colaboração virtual. Além disso, a adoção em massa do comércio eletrônico e a necessidade crescente de soluções de pagamento digital também apoiaram o crescimento das empresas de tecnologia.


A tendência é que a digitalização continue a crescer, com a implementação de tecnologias como inteligência artificial, Internet das coisas (IoT) e blockchain, abrindo novas oportunidades de negócios.


No entanto, o mercado de TI também enfrenta alguns desafios. A escassez de talentos é um problema crescente, com a falta de profissionais protegidos em áreas como desenvolvimento de software e segurança cibernética. Isso tem levado a uma competição acirrada por talentos, o que pode resultar em vagas mais altas e maior demanda por freelancers e profissionais autônomos.


Outro desafio é a preocupação crescente com a privacidade e a segurança de dados. O monitoramento de dados é cada vez mais comum, o que levou a um aumento na demanda por soluções de segurança cibernética e privacidade de dados.


As empresas de TI precisam se adaptar a essas preocupações e garantir que seus produtos e jogos de corrida tenham segurança de ponta a ponta.


A revolução digital


A revolução digital tem sido um dos maiores acontecimentos do nosso tempo. Ela transformou a forma como vivemos, trabalhamos, nos comunicamos e nos relacionamos com o mundo. Essa revolução começou a ganhar força a partir da década de 1970, com a invenção do primeiro computador pessoal e a criação da internet.


Desde então, a tecnologia tem evoluído a uma velocidade impressionante, trazendo mudanças significativas para a nossa vida diária. Hoje, temos acesso a uma infinidade de dispositivos e aplicativos que nos permitem estar conectados o tempo todo, independentemente de onde estejamos. Dessa maneira, a tecnologia tem transformado a maneira como fazemos negócios, criamos e consumimos conteúdo, aprendemos, viajamos e muito mais.


Uma das principais mudanças que a revolução digital trouxe foi a democratização da informação. Antes, apenas um pequeno número de pessoas tinha acesso a informações privilegiadas, mas agora, com a internet, o conhecimento está disponível para todos. Outro ponto é que a tecnologia tem criado novas oportunidades para as pessoas, permitindo que elas empreendam e criem seus próprios negócios online.


No entanto, a revolução digital também tem trazido desafios. A privacidade e a segurança das informações pessoais se tornaram questões cruciais, e a desigualdade digital tem aumentado em muitas partes do mundo. Outra questão sensível é que a automação e a inteligência artificial têm levantado preocupações sobre o futuro do trabalho e as consequências sociais e econômicas da substituição de empregos humanos por máquinas.


No geral, a revolução digital tem sido uma força poderosa e transformadora, mudando a forma como vivemos e nos relacionamos uns com os outros. Embora existam desafios a serem enfrentados, a tecnologia tem o potencial de resolver muitos dos problemas globais, criar novas oportunidades e melhorar a qualidade de vida das pessoas em todo o mundo.


Dito isto, a evolução tecnológica tem tornado novas tecnologias cada vez mais efêmeras. Sendo assim, vamos conhecer 5 delas.


5 tecnologias que viraram histórias


Com uma evolução constante da tecnologia, muitas inovações que antes eram consideradas de ponta agora se tornaram ultrapassadas. Algumas delas até se tornam cult, artigos de museu ou mesmo elementos de filmes de época, mas no mundo real perderam completamente sua função.


Abaixo, listo 5 tecnologias que perderam espaço para outras mais modernas e eficientes:

  • Fax

  • Disquetes

  • Telefones com fio

  • TVs de Tubo

  • MP3 Players

Vamos entender cada uma delas.


Fax


O fax era uma tecnologia popular para enviar e receber documentos de forma rápida e eficiente, mas hoje em dia é amplamente considerado ultrapassado.


Com a popularização do e-mail, aplicativos de mensagens instantâneas e serviços de armazenamento em nuvem, o fax se tornou obsoleto.


Disquetes


Os disquetes foram muito usados ​​como meio de armazenamento de dados, especialmente nas décadas de 80 e 90.


No entanto, eles tinham uma capacidade de armazenamento muito limitada e, com o incorporado de outras tecnologias como o CD, DVD, pendrives e discos rígidos externos , os disquetes foram ficando cada vez mais obsoletos.


Telefones com fio


Os telefones com fio foram por muitos anos o principal meio de comunicação por voz. No entanto, com a popularização dos telefones celulares e smartphones, os telefones com fio foram perdendo espaço.


Além do mais, muitas empresas e casas passaram a utilizar sistemas de telefonia baseados em IP, que permitem fazer chamadas pela internet.


TVs de tubo


As TVs de tubo foram por muitos anos o principal meio de entretenimento doméstico. No entanto, com o avanço das tecnologias de tela plana, como as TVs de LED, LCD e OLED, as TVs de tubo foram ficando cada vez mais ultrapassadas.


As novas tecnologias oferecem maior resolução, qualidade de imagem e design mais fino, o que torna as TVs de tubo menos atraentes para os consumidores. Além disso, muitas pessoas agora preferem assistir a programas de TV, filmes e vídeos em seus dispositivos móveis ou computadores, o que também contribuiu para o declínio das TVs de tubo.


MP3 Players


Os players de MP3 foram muito populares na década de 2000, permitindo aos usuários ouvir músicas em um dispositivo portátil. No entanto, com o avanço dos smartphones, os MP3 players foram perdendo espaço.


Os smartphones, além de terem a capacidade de reproduzir música, oferecem uma variedade de outros recursos e funcionalidades em um único dispositivo. Todavia, serviços de streaming de música tornaram mais fácil e conveniente ouvir música sem precisar armazená-la fisicamente em um dispositivo.


Com isso, os players de MP3 foram ficando cada vez mais obsoletos e menos utilizados nos últimos anos.


Conclusão


E você, já utilizou alguma das tecnologias citadas neste artigo? Se sim, você sem dúvida é old school! Já tinha refletido sobre a agilidade cada vez maior das mudanças tecnológicas?


Nos encontramos no próximo artigo.


Davi Valukas - Alpha EdTech


19 views0 comments
bottom of page