top of page
  • Writer's picturedavivalukas

5 Pilares da Indústria 4.0

Nesse artigo, nós vamos falar sobre os 5 pilares da Indústria 4.0. Mas antes, precisamos dar um pequeno passeio pela história da industrialização.


Vem comigo, pois logo entraremos no tópico principal do nosso artigo!


A industrialização


O processo de industrialização começou em meados do século XVIII na Inglaterra com a chamada Revolução Industrial. Para que o caro leitor tenha uma ideia, nós estamos na Quarta Revolução Industrial, sendo que cada uma delas tem elementos considerados como pilares.


Veja alguns exemplos:

  • Primeira Revolução Industrial: carvão, ferro e máquina a vapor;

  • Segunda Revolução Industrial: aço e eletricidade;

  • Terceira Revolução Industrial: telecomunicações e computadores

  • Quarta Revolução Industrial: transformação digital e mentalidade ágil

Após o final da Idade Média, quando tivemos o princípio das navegações, que conectaram as diversas partes do mundo que antes eram longínquas e inacessíveis, possibilitando o estabelecimento de relações comerciais e diplomáticas inéditas até então.


Com o surgimento da indústria, houve um considerável aumento da prosperidade e do bem-estar da população dos países pioneiros no processo, como Inglaterra, França, Alemanha e Estados Unidos.


Em contraposição, para que isso fosse possível, houve a exploração dos recursos humanos e naturais de diversos países africanos, latinos e asiáticos, o que gerou uma disparidade socioeconômica intensa.


Evidentemente, o objetivo deste artigo não é gerar um debate geopolítico. Por conta disso, vamos direto ao ponto.


Continue comigo para conhecer os pilares da Indústria 4.0!


O que é Indústria 4.0


Diversos termos ligados ao mercado tradicional, quando acompanhados pelo número 4.0, fazem referência àquela área quando a transformação digital já se tornou uma realidade. Veja alguns exemplos:

  • Management 4.0

  • RH 4.0

  • Liderança 4.0

  • Mercado 4.0

  • Indústria 4.0

Dessa forma, a Indústria 4.0 é a indústria que deu as mãos à transformação digital. Sendo assim, os termos industrial e digital passam a se entranhar em prol de uma gestão ágil e de um mercado promissor.

Indústria 4.0
5 Pilares da Indústria 4.0



Por isso, continue comigo para conhecer 5 pilares da Indústria 4.0.


5 Pilares da Indústria 4.0


Nós poderíamos citar ao menos dez mas, para não perdemos a clareza e o didatismo do nosso artigo, vamos nos ater a 5 pilares da Indústria 4.0. São eles:

  • Inteligência artificial

  • Simulação virtual

  • Integração sistêmica

  • Segurança cibernética

  • Big data & Analytics

Vamos entender cada um deles?


Inteligência artificial


A principal aplicação da inteligência artificial na Indústria 4.0 está na utilização de machine learning (aprendizagem de máquina) na interpretação de dados e comportamentos, bem como no apontamento de tendências.


A inteligência artificial (IA), antes um elemento de ficção científica, agora é uma realidade em diversos segmentos de mercado, incluindo a Indústria 4.0.


Simulação virtual


Utilização de modelos digitais de realidade aumentada que preveem eventos futuros, evitando (ou pelo menos minimizando) erros no mundo real.

Com a consolidação do metaverso, damos mais um passo no aprimoramento da simulação virtual.


Integração sistêmica


Sistemas integrados permitem que uma solução digital complemente a outra, atingindo resultados melhores através da articulação de soluções.


Com a integração sistêmica, a Indústria 4.0 ganha em agilidade, eficácia e eficiência.

Indústria 4.0
5 Pilares da Indústria 4.0


Segurança cibernética


Proteção de ativos digitais das empresas envolvidas. Além disso, a segurança cibernética garante a privacidade de dados de clientes e projetos.


Com o advento e consolidação da transformação digital, a segurança cibernética se transforma em um dos elementos mais valiosos da cadeia produtiva.


Big data & Analytics


Atuação mais efetiva em relação a dados complexos e variados. Além disso, atuar com grandes volumes de dados exige ferramentas específicas.


A análise de dados robustos, nesse contexto, se transforma em um elo entre o industrial e o digital no sentido de uma gestão mais apropriada à Indústria 4.0.


Agora que já te apresentamos os 5 pilares da Indústria 4.0, vamos entender como se dá essa intersecção industrial-digital no Brasil.


Continue comigo, pois estamos na reta final da nossa jornada!


Indústria 4.0 no Brasil: talentos em TI


Como tudo o que envolve o processo de transformação digital no Brasil, um grande desafio da Indústria 4.0 no Brasil está no déficit de investimentos nas últimas duas décadas, processo que começou a ser modificado com a chegada da pandemia da Covid-19.


Dessa maneira, temos a criação de novas áreas de atuação e o aprimoramento de áreas já existentes, levando à integração entre profissionais da indústria com profissionais de TI.


Sendo assim, podemos dizer que as empresas que tendem a se destacar na Indústria 4.0 no Brasil são aquelas que vão investir na qualificação de profissionais de TI que possuam hard skills que possibilitem a plena implementação das ferramentas digitais citadas no presente artigo.


O projeto Alpha EdTech é uma code school com viés social que propicia a formação acelerada de desenvolvedores de software, contribuindo também com o avanço da Indústria 4.0 no Brasil.


Davi Valukas - Alpha EdTech


bottom of page