Nesse artigo, nós vamos falar sobre os 5 pilares da Indústria 4.0. Mas antes, precisamos dar um pequeno passeio pela história da industrialização.
Vem comigo, pois logo entraremos no tópico principal do nosso artigo!
A industrialização
O processo de industrialização começou em meados do século XVIII na Inglaterra com a chamada Revolução Industrial. Para que o caro leitor tenha uma ideia, nós estamos na Quarta Revolução Industrial, sendo que cada uma delas tem elementos considerados como pilares.
Veja alguns exemplos:
Primeira Revolução Industrial: carvão, ferro e máquina a vapor;
Segunda Revolução Industrial: aço e eletricidade;
Terceira Revolução Industrial: telecomunicações e computadores
Quarta Revolução Industrial: transformação digital e mentalidade ágil
Após o final da Idade Média, quando tivemos o princípio das navegações, que conectaram as diversas partes do mundo que antes eram longínquas e inacessíveis, possibilitando o estabelecimento de relações comerciais e diplomáticas inéditas até então.
Com o surgimento da indústria, houve um considerável aumento da prosperidade e do bem-estar da população dos países pioneiros no processo, como Inglaterra, França, Alemanha e Estados Unidos.
Em contraposição, para que isso fosse possível, houve a exploração dos recursos humanos e naturais de diversos países africanos, latinos e asiáticos, o que gerou uma disparidade socioeconômica intensa.
Evidentemente, o objetivo deste artigo não é gerar um debate geopolítico. Por conta disso, vamos direto ao ponto.
Continue comigo para conhecer os pilares da Indústria 4.0!
O que é Indústria 4.0
Diversos termos ligados ao mercado tradicional, quando acompanhados pelo número 4.0, fazem referência àquela área quando a transformação digital já se tornou uma realidade. Veja alguns exemplos:
Management 4.0
RH 4.0
Liderança 4.0
Mercado 4.0
Indústria 4.0
Dessa forma, a Indústria 4.0 é a indústria que deu as mãos à transformação digital. Sendo assim, os termos industrial e digital passam a se entranhar em prol de uma gestão ágil e de um mercado promissor.
Por isso, continue comigo para conhecer 5 pilares da Indústria 4.0.
5 Pilares da Indústria 4.0
Nós poderíamos citar ao menos dez mas, para não perdemos a clareza e o didatismo do nosso artigo, vamos nos ater a 5 pilares da Indústria 4.0. São eles:
Inteligência artificial
Simulação virtual
Integração sistêmica
Segurança cibernética
Big data & Analytics
Vamos entender cada um deles?
Inteligência artificial
A principal aplicação da inteligência artificial na Indústria 4.0 está na utilização de machine learning (aprendizagem de máquina) na interpretação de dados e comportamentos, bem como no apontamento de tendências.
A inteligência artificial (IA), antes um elemento de ficção científica, agora é uma realidade em diversos segmentos de mercado, incluindo a Indústria 4.0.
Simulação virtual
Utilização de modelos digitais de realidade aumentada que preveem eventos futuros, evitando (ou pelo menos minimizando) erros no mundo real.
Com a consolidação do metaverso, damos mais um passo no aprimoramento da simulação virtual.
Integração sistêmica
Sistemas integrados permitem que uma solução digital complemente a outra, atingindo resultados melhores através da articulação de soluções.
Com a integração sistêmica, a Indústria 4.0 ganha em agilidade, eficácia e eficiência.
Segurança cibernética
Proteção de ativos digitais das empresas envolvidas. Além disso, a segurança cibernética garante a privacidade de dados de clientes e projetos.
Com o advento e consolidação da transformação digital, a segurança cibernética se transforma em um dos elementos mais valiosos da cadeia produtiva.
Big data & Analytics
Atuação mais efetiva em relação a dados complexos e variados. Além disso, atuar com grandes volumes de dados exige ferramentas específicas.
A análise de dados robustos, nesse contexto, se transforma em um elo entre o industrial e o digital no sentido de uma gestão mais apropriada à Indústria 4.0.
Agora que já te apresentamos os 5 pilares da Indústria 4.0, vamos entender como se dá essa intersecção industrial-digital no Brasil.
Continue comigo, pois estamos na reta final da nossa jornada!
Indústria 4.0 no Brasil: talentos em TI
Como tudo o que envolve o processo de transformação digital no Brasil, um grande desafio da Indústria 4.0 no Brasil está no déficit de investimentos nas últimas duas décadas, processo que começou a ser modificado com a chegada da pandemia da Covid-19.
Dessa maneira, temos a criação de novas áreas de atuação e o aprimoramento de áreas já existentes, levando à integração entre profissionais da indústria com profissionais de TI.
Sendo assim, podemos dizer que as empresas que tendem a se destacar na Indústria 4.0 no Brasil são aquelas que vão investir na qualificação de profissionais de TI que possuam hard skills que possibilitem a plena implementação das ferramentas digitais citadas no presente artigo.
O projeto Alpha EdTech é uma code school com viés social que propicia a formação acelerada de desenvolvedores de software, contribuindo também com o avanço da Indústria 4.0 no Brasil.
Davi Valukas - Alpha EdTech
Commentaires