• davivalukas

5 desafios para contratar Profissionais de TI

Updated: Jun 10

Introdução


Em tempos de pandemia, o tema da empregabilidade permanece em evidência nos noticiários diariamente. Taxa de desemprego, aquecimento da área x, estagnação da área, etc.


Outro assunto bastante comentado há um certo tempo é um suposto colapso da área de TI. Segundo os especialistas no tema, o país não está formando mão de obra qualificada no mesmo ritmo que o crescimento da demanda.


A Alpha EdTech tem encarado esse desafio no sentido de diminuir o déficit de profissionais qualificados no mercado de trabalho.


Por isso, decidimos escrever esse artigo para falar dos 5 desafios para contratar profissionais de TI. Faça uma boa leitura!


O Mercado 4.0


Antes de falarmos sobre os 5 desafios para contratar profissionais de TI, vamos falar um pouco sobre o mercado 4.0.


O que é isso?


O mercado 4.0 é o mercado de trabalho que surgiu na esteira da IV Revolução Industrial, que trouxe consigo a internet das coisas (IoT), a popularização do acesso à tecnologia, o avanço da inteligência artificial (IA), dentre outros pontos.

No mercado 4.0, a transformação digital é item fundamental. Empresas que não estiverem imersas na digitalização não estarão preparadas para competir e, consequentemente, vão estar com seus dias contados.


Parece uma previsão apocalíptica, mas isso deve ser encarado da maneira mais racional e realista possível.


Nesse contexto, entra a necessidade da qualificação profissional em disciplinas de TI.


Dito isto, vamos entender os 5 desafios para contratar profissionais de TI, e como isso pode ser mitigado.


Continue comigo até o final!


5 desafios para contratar Profissionais de TI


Existem diversos desafios ligados à contratação de profissionais de TI. Como você viu no início deste artigo, há vários fatores contextuais envolvidos, o que traz uma série de novos paradigmas a serem compreendidos.


Sendo assim, os 5 desafios para contratar profissionais de TI são os seguintes:

  • Escassez de profissionais qualificados

  • Profissionais sem visão estratégica

  • Descrição da vaga ruim ou mal-feita

  • Benefícios e salários abaixo da expectativa

  • Retenção de talentos

Vamos analisar cada um deles.


1. Escassez de profissionais qualificados


O primeiro desafio é o mais evidente deles, considerando-se o que já falamos durante o presente artigo.


Qualificar profissionais no mesmo ritmo do crescimento da demanda é algo praticamente impossível, dada a atual configuração do nosso sistema de ensino.


Por isso, o primeiro passo já foi dado, que são os novos modelos de qualificação. Certificações curtas, sprints de estudos e baixa burocracia no sentido acadêmico por parte de empresas contratantes são elementos desse primeiro passo.

A mentalidade academicista precisa ser superada se quisermos resolver o problema. Isto não significa desprezar o ensino superior, evidentemente, mas entender que diploma não é sinônimo de emprego garantido, muito menos de aquisição de uma fonte perpétua de autoridade intelectual.


A educação continuada, chamada hoje de lifelong learning, é crucial, e quase nunca vem das instituições universitárias.


2. Profissionais sem visão estratégica


Aqui a coisa começa a ficar um pouco mais delicada.


Similar à mentalidade academicista, existe uma mentalidade que não tem espaço no mercado 4.0: a do emprego estável e do cumpridor de tarefas.


Hoje, o profissional não pode mais ser apenas alguém que opera ferramentas e executa tarefas. É preciso estar antenado na estratégia do negócio, saber navegar pelas ideias que conduzem a empresa ao sucesso desejado.


Existem os níveis formais chamados operacional, tático e estratégico, mas no mercado 4.0 essa estrutura é mais uma convenção do que uma regra estrita. Na nova estrutura organizacional, todos têm algum grau de participação no sucesso do negócio.


3. Descrição da vaga ruim ou mal-feita


Se o primeiro desafio está ligado à formação acadêmica e intelectual de maneira ampla e o segundo ao interesse do profissional em seu crescimento profissional, o terceiro desafio está ligado diretamente a quem faz o processo de recrutamento e seleção.


Se os profissionais devem estar antenados às mudanças de mentalidade ocorridas no mercado 4.0 através da transformação digital, isso também é válido para as empresas e consultorias de R&S.


Uma vaga bem descrita utiliza regras de SEO e de copywriting (respectivamente, engenharia de otimização de pesquisas e técnicas de escrita persuasiva). Em outras palavras, o recrutador deve conhecer técnicas que otimizam a comunicação com o candidato.


4. Benefícios e salários abaixo da expectativa


Um efeito colateral da escassez de profissionais qualificados é o superaquecimento dos salários.


No mercado 4.0, o salário nem sempre (ou quase nunca) é o principal atrativo de uma vaga. Possibilidade de trabalho remoto, flexibilidade de horário, ajuda de custo para pagamento de cursos e certificações são alguns benefícios que atraem bons talentos de TI.

Em relação aos salários, quando a empresa não consegue acompanhar a expectativa gerada nos candidatos por conta do próprio mercado, a tendência é a frustração por parte dos profissionais mais qualificados (e a consequente desistência durante o processo seletivo), bem como o aumento do turnover (rotatividade), já que os profissionais pouco qualificados que aceitam o desafio acabam se qualificando quando já estão nos quadros da organização.


Isso leva diretamente ao quinto desafio.


5. Retenção de talentos


Por último, temos o desafio da retenção de talentos. Se a empresa que não consegue acompanhar as expectativas de benefícios e salários, não consegue contratar bons talentos e não consegue reter os talentos que estão se aprimorando dentro da organização.


Isso leva a uma evasão de talentos, que recai no supracitado turnover. Esse item é importante, pois os investimentos realizados durante o processo seletivo, onboarding e treinamento são praticamente jogados fora, além de gerar um clima organizacional instável.


Em suma, reter talentos é tão importante quanto contratar candidatos bem qualificados.


Para encerrar


E aí, o que achou dos 5 desafios para contratar profissionais de TI? Isso vai te ajudar a entender como se posicionar melhor no mercado.


Se você gostou do artigo, continue ligado, pois semana que vem tem mais!


Davi Valukas - Alpha EdTech


19 views0 comments