top of page
  • Writer's picturedavivalukas

4 Exemplos de representatividade feminina no mercado de TI

Updated: Jan 20, 2023

No mês das mulheres, reforçamos o crescimento da presença feminina no mercado de TI


Não é a primeira vez que escrevo sobre mulheres no mercado de TI neste canal. Clique aqui para ler um artigo com três exemplos inspiradores publicado no ano passado.


Contudo, falar sobre o crescimento do público feminino em um mercado ainda dominado por homens é sempre um assunto que rende uma boa reflexão.


Por isso, eu separei 4 exemplos de representatividade feminina no mercado de TI para você se inspirar. São mulheres que venceram as barreiras e atingiram um patamar bastante interessante no cenário tech.


Representatividade feminina no mercado de TI


A relação das mulheres com o mundo do trabalho vem mudando drasticamente ao longo dos últimos séculos. Com o surgimento das fábricas, a necessidade de mão de obra aumentou drasticamente.


Por conta disso, as mulheres passaram a ser aceitas não mais como donas de casa e mães, mas também como trabalhadoras, assim como os homens sempre haviam feito. Hoje, ainda há discrepâncias, mas podemos dizer que as mulheres conquistaram (e ainda vêm conquistando) um bom espaço no mercado de trabalho.

Por isso é importante escrever sobre esse tema. Se você é mulher e deseja entrar no mercado de TI, os exemplos abaixo podem te inspirar. Se você é recrutador ou recrutadora, pode também se inspirar e executar seu trabalho com uma visão mais ampla. E se você não está em nenhuma dessas categorias, poderá entender como as configurações do mercado de trabalho vêm mudando de alguns anos pra cá.


Confira os nomes, com link para o perfil do LinkedIn, das 4 mulheres que eu separei pra você:

Vamos conhecer um pouco de cada uma delas?


Cynthia Zanoni


Fundadora da WoMakersCode, comunidade global que inspira e impulsiona o protagonismo feminino na tecnologia através de capacitação, mentoria e empregabilidade, Cynthia também atua como Partner Technology Strategist na Microsoft.


Anteriormente ela atuou como Developer Relations Lead na Cloud & AI para LATAM, com foco em defender comunidades técnicas e desenvolvedores. É uma das pioneiras em Developer Relations & Advocacy na América Latina.


Cynthia atua principalmente com código aberto, em especial com JavaScript, Node.js, Python, Bancos de Dados, Acessibilidade Web e Semântica, entre outros.


Lisiane Lemos


Segundo sua biografia no LinkedIn, Lisiane é “membro do conselho consultivo do Fundo de População das Nações Unidas, Kunumi AI e do conselho emérito do Capitalismo Consciente Brasil”.


Mas não é só isso.


Em 2017, ela figurou na lista de pessoas afrodescendentes mais influentes pela revista Forbes na área de negócios e empreendedorismo, além de ter estado na lista dos Top Voices do LinkedIn em 2020.


Lisiane atua principalmente com inovação e tecnologia, diversidade, igualdade e inclusão e big data & analytics.

Giovanna Moeller


Giovanna atua com iOS e desenvolvimento front-end. Além disso, ela é criadora de conteúdo sobre programação e tecnologia no YouTube (sim, ela é uma youtuber) e no Instagram com o pseudônimo Girl Coding, além de escrever no Medium.


Atualmente, Giovanna cursa Sistemas de Informação na UNESP de Bauru, no interior de São Paulo.


Ítala Herta


Fundadora da DIVER.SSA, plataforma de aprendizagem e investimento focada no acolhimento, bem-estar mental e emocional para empreendedoras, Ítala é, segundo sua biografia no LinkedIn, “consultora e empreendedora social graduada em Comunicação Social com ênfase em Relações Públicas pela UNIFACS/LAUREATE e atua há mais de 15 anos com projetos interculturais de inovação social, economia criativa, sustentabilidade e responsabilidade social em instituições públicas e privadas do Brasil”.


Além disso, Ítala é COO (Chief Operating Officer) da Vale do Dendê, primeira aceleradora de negócios do Nordeste com foco em diversidade. O slogan da empresa de gestão de investimento é “nosso silício é o dendê”, como você pode verificar clicando aqui.


Para finalizar


Espero que esse artigo tenha te ajudado de alguma forma. É evidente que não esgotamos o tema em tão poucas linhas, mas pode ser um bom pontapé inicial para o entendimento do assunto.

Um abraço e até o próximo artigo!


Davi Valukas - Alpha EdTech


Quer contratar os melhores talentos em TI e contribuir com a transformação de vidas? Clique aqui e saiba como!





115 views0 comments

Recent Posts

See All
bottom of page